Buteco do Dorival

Este post foi escrito no Gentoo!

Seguindo a nossa saga épica que eu apelidei de “Fazendo um Thinkpad T420 MONSTRO”

No episódio anterior…

Dorival e seu T420, apelidado TwinkPad, completaram a instalação de libreboot na BIOS do mesmo, fazendo com que grande parte dos blobs proprietários sejam limpos de seu sistema!

Mas será que isso foi suficiente para derrotarem o grande inimigo que é o software proprietário e seu ajudante, software mal otimizado? Ou eles terão que compilar todos os benditos programas que consideram usar?

Descobra nesse mais novo episódio de DraGNU Ball Z!

Piadas a parte…

Terminei a minha instalação de Gentoo GNU/Linux em meu TwinkPad! Claro, depois de instalar um Intel i7-3632QM, que possuí 4 cores e 8 threads, e uma bateria nova!

Pra quem não sabe, o resumo da ópera é o seguinte: Gentoo GNU/Linux é uma meta-distribuição que é baseada em código fonte, e não binários.

Traduzindo, ela não foca em distribuir um programa executável já pronto que você só baixa e roda na sua máquina. Em vez disso, o foco é em pegar o código fonte original do programa que você deseja e compilar diretamente na sua máquina!

Eu adoro essa ideia já que, tecnicamente falando, você não está realmente usando Software Livre/de Código aberto se você usa somente binários. A graça do Software de Código Aberto é você poder ver, editar, compartilhar e estudar o código! Se você só usa binários, você está perdendo boa parte da graça! Além de se colocar em risco de utilizar um binário que teve seu código modificado por agentes com más intenções.

Mas quais são as vantagens/desvantagens?

Dentre muitas vantagens e desvantagens, as mais predominantes são:

PROS:

CONS:

Levando esses pontos em consideração, eu demorei aproximadamente 3 dias para completar essa instalação de Gentoo no meu TwinkPad, estou usando Wayland em vez do bendito do X pelo simples fato de ser muito mais leve e minimalista, pois, já que estou num Hardware mais modesto, quanto mais simples o código, mais fácil é de compilar.

Até agora a experiência tem sido muito gratificante! Os programas rodam mais rápido e do jeito que eu quero! É incrível o controle que se pode ter de seu sistema. Ainda falta eu configurar algumas coisas básicas como minha configuração do Neovim, mas até agora, está tudo muito bom!

O sistema (com dwl rodando) consome miseros ~150MiB de RAM e é absurdamente rápido! Sem contar que com o Wayland, todos os frames são perfeitos, então, sem screen tearing!

Bom, este é meu pequeno “blog” espero que tenha se entretido com esta leitura e que tenha aprendido algo! Até a próxima!

Comentários