Buteco do Dorival

Este post foi escrito num Thinkpad com Libreboot

Isso mesmo!

Você agora está lendo o primeiro post/update/blog/sei lá feito no meu Thinkpad T420 com Libreboot!

a qualidade da foto deixa a desejar agora que fui ver.

a qualidade da foto deixa a desejar agora que fui ver.

Pra quem não sabe, libreboot é uma distribuição do coreboot que foca em “libertar” a BIOS de seu sistema.

Em 99% dos casos, a maioria dos computadores tem BIOS que são absolutamente proprietárias, ineficientes, desatualizadas e também abandonadas!

Leve como exemplo meu Thinkpad T420, que foi descontinuado em 2019! E o último update que foi lançado para ele só roda no windows! Então estou em uma situação onde a fabricante de meu notebook abandonou o produto e ainda deixou ele com uma BIOS naturalmente ineficiente.

Por conta disso, decidi flashear o libreboot, para ter um sistema mais seguro e mais rápido!

O processo

Olha que aberração que eu tive que fazer pra plugar essa budega no meu pc

Olha que aberração que eu tive que fazer pra plugar essa budega no meu pc

Não irei mentir, o processo foi um porre.

E não do tipo bom que você sofre mas ainda pode recomendar porque vale a pena.

Se você tem dúvidas sobre o projeto ou se vale a pena, já irei te dizer, não vale. Assim, eu não me arrependo e faria novamente, mas sinto que é um processo tão complicado que você realmente tem que querer pra fazer.

Caso você curta hackear as coisas e software livre (ou até ganhar uns 15 segundos no tempo de boot), recomendo muito. Mas se você não tem coragem de desmontar seu Thinkpad inteiro, ler manuais de chips confusos, conectar cabos de voltagem duvidosa, entender sobre a complexidade de um Sistema Integrado e, não menos importante, fuçar muito na linha de comando, eu não recomendo.

Ele ligando pela primeira vez, eles crescem tão rápido…

Ele ligando pela primeira vez, eles crescem tão rápido…

Sim, meu T420 boota mais rápido. Sim, ele tem bem menos software e firmware absolutamente proprietario. Sim, eu faria denovo.

Mas, só recomendo se você realmente souber o que esta fazendo.

É um processo assustador, eu fiquei constantemente com o maior cagaço de fritar meu T420 ou de algo super específico dar errado. Mas sinto que valeu a pena.

Não pretendo fazer um tutorial também, sinto que sou muito amador para falar sobre o assunto, mesmo tendo que praticamente inventar minha própria técnica já que os tutoriais, documentação e até o próprio site do libreboot estão desatualizados.

Mas caso você queira levar algo desse post com você para sua caixola, lembre-se da regra dos 3:

Sempre faça no mínimo 3 leituras da rom a cada vez que você conectar o programador, faça no mínimo 3 backups, e cheque os pinos 3 vezes

Bem, tenho muitas novidades para contar, mas deixarei para um post futuro, até a próxima!

Comentários