Buteco do Dorival

T420 Review

Prefácio

Antes de tudo só queria falar: “Oi!“KKKKKKKKKK

Este é um artigo que venho escrevendo ao longo de 6 meses, o que não significa que eu me dediquei muito e sim que eu enrolei bastante! Mas finalmente eu tive o saco de parar, revisar e adicionar as imagens necessárias para postar, espero que seja de seu agrado!

Olá amigos! Como mencionado em alguns posts anteriores, eu venho nos últimos meses utilizando um T420 como meu notebook principal. Na comunidade de software em geral (predominantemente na comunidade de Sistemas Similares ao Unix), a linha Thinkpad é levada como “A Mona Lisa dos notebooks” e eu nunca entendi o porquê disso.

Então, depois de alguns dias de pesquisa decidi comprar um T420 em específico, pois sentia que ele era a melhor escolha pra mim. Antes de ir de fato para a parte mais complicada (Como BIOS customizada e meu sistema) irei falar primeiro do Notebook por sí só, que em minha opinião, já merece esse artigo inteiro!

Sumário


Hardware

Por padrão, o T420 vem como opções um processador que pode ir de um i3-2310M até um i7-2620M (normalmente vem com um i5-2520M), entre 4GB e 8GB de DDR3, e um HDD de até 320GB (Uau! <– sarcasmo)¹

Além das mudanças básicas como a RAM que pode ser melhorada até 16GB, como na maioria dos notebooks, o T420 é um dos melhores notebooks para se manter e melhorar ao longo dos anos.

Principalmente pelo IO fenomenal que ele tem! Um dos melhores que já vi em um notebook!! Pra começar logo de cara temos 1 x USB 2.0, 1 que é Always ON, 1 x VGA, 1 x DisplayPort, 1 x USB+Sata, 1 x RJ45 (e uma Serial!), 1 DVD-ROM R!!, 1 x Leitor de SD grande, 1 x saída de Headset p2, 1 x ExpressCard* (Lembre dessa última coisa que vamos usar depois)

Esse é a melhor junção de funcionalidade e frescuras que eu gosto que já vi! Não tem um dia que eu não use ou o Leitor de SD ou até o CD ROM!

Mas daí vem você, hipotetico leitor, falando: “Ain, mas pra quê um CD Rom em pleno 2024?”

E eu respondo:

Po0$# NENHUMA!

O leitor de CD/DVD, por mais daora que seja caso você tenha qualquer mídia física largada aí na sua casa, não me é útil de fato, o que é útil é utilizar um adaptador pra HD fazendo com que além do slot padrão do T420 para um HD, agora você tem dois! E tem mais!

Não satisfeito, eu percebi que tem um slot de m.2 do lado da memória, atrás da placa mãe! Fazendo assim possível comprar um SSD mSATA (que é praticamente o primo bastardo do NVMe), dando maior velocidade e, mais importante de tudo, mais um slot para armazenamento!

A minha configuração atual contém: - 1 x mSATA de 500Gb para o sistema operacional e bootloader - 1 x Sata de 128Gb para arquivos diversos - 1 x Sata de 220Gb, no lugar do CD ROM, para arquivos jogos, filmes e músicas!

E claro, eu poderia muito bem ter colocado um HD de 1TB ou algo similar, mas como eu tinha esses SSDs largados no meu quarto, acabou sendo melhor fazer assim mesmo, não uso tanta coisa que pesa assim.

Não satisfeito fui pesquisando e descobri que na verdade o T420 é soquetado! O que significa que o processador dele dá para ser melhorado! Tem várias opções de processadores², mas pelo que pesquisei o melhor processador que o T420 aguenta é o i7-3632QM, que tem 4 cores, 8 threads e um belo gráfico integrado! (Para contexto, atualmente consigo jogar Minecraft a 60fps com mods)

A tela é um painel padrão LCD de 1366x768, existem telas de terceiros que permitem resoluções maiores como 1600x900, msa eu ainda não tive a coragem (e o dinheiro) para instalar uma.

Firmware

Oxi, depois do paragrafo de Hardware, tem o de Software, correto? Errado!

Os avidos leitores aqui do nosso maravilhoso Buteco do Dorival já sabem onde isso vai, mas vou contar mesmo assim!

Essa imagem apareceu pela terceira vez em 3 posts como que vocês aguentam?

Essa imagem apareceu pela terceira vez em 3 posts como que vocês aguentam?

O T420 e seus primos são conhecidos por terem BIOS customizáveis, tanto versões modificadas quanto trocas completas. Eu mesmo rodo meu T420 com LibreBoot, que é uma distribuição de Coreboot que tem suporte para a placa mãe do T420! Logo eu consigo deixar de usar a BIOS padrão da Lenovo que foi descontinuada e não é mais atualizada, substituindo-a por uma BIOS de código aberto e que me da mais controle sobre meu computador!

A diferença é bem notável, atualmente o meu T420 chega até a tela de login em 13 segundos, fazendo assim ele ser mais rápido que meu PC principal, que tem um Ryzen 7 5800X.

Se você quiser mais detalhes sobre Libreboot, o meu artigo se encontra aqui!!

Software

No caso do T420, como ele usa vídeo integrado da Intel, acaba sendo que seu suporte pra linux é realmente muito bom! Com algumas pedras no caminho.

Por exemplo, e o melhor que me vêem em mente: Eu usei Arch Linux nesse T420 por um BOM tempo, e eu sempre achei que o meu leitor de SD não funcionava, mas recentemente ao instalar Gentoo no T420, descobri que é um driver do kernel que tem que ser ligado manualmente!

Mas fora isso, realmente não senti falta de nada. Todos os botões funcionaram comigo na maioria das distribuições que testei, desde Linux Mint até VoidLinux (e até OpenBSD que me lembre!), em geral é uma ótima experiência!

Design

Eu realmente amo o design dele, ele encaixa na mão como uma luva, literalmente. É fácil de carregar de um lado para o outro (principalmente se você o juntar com uma dock), o trackpad é muito gostoso mesmo depois de tantos anos de uso, o mamilo polêmico vira quase que parte do seu ser depois que você se acostuma, o teclado é muito gostoso tudo nele exala qualidade!!

Os dissipadores de calor são devidamente grandes, fazendo com que pouquíssimas vezes o processador sobreaqueça (a não ser que você pise na bola e force a barra, claro). Em geral é uma elegância que eu nunca tive com nenhum notebook na minha vida, como sempre fui muquirana, acabei sentido que os notebooks (na minha época, no mínimo) eram sempre “brinquedos” como se fossem feitos de plástico.³

Toda vez que eu estou usando o T420 seja em público ou enfurnado em casa, eu sinto como se estivesse fazendo algo importante que necessita dedicação. Mesmo que seja só digitar esse artigo pra você (não que você não seja de grande importância, caro leitor!)

Eu leio meus emails nele com uma chicara de café todo dia e me sinto realmente um homem de negócios de 2009, a qualquer momento prestes a tirar meu Motorola de Flip azul metálico ou um Nextel pronto para negóciar ações no mercado de Bolinhas de Golfe.

Conclusão

Em geral, o T420 é simplesmente fenomenal. Eu consigo concordar com todos que um dia apelidaram ele de “A Mona Lisa dos Notebooks” (alguns falam dos computadores em geral!)

Para botar minhas palavras em ações, estou escrevendo esse post no T420 enquanto trabalho nele e ouço música! A placa de audio dele é fenomenal para ouvir meus .flacs favoritos (estou ouvindo Noel Rosa agora) é realmente uma bela máquina.

Nesse tempo que venho usando o T420 eu comprei:

Totalizando de um total de 2310 reais, que pelo meu pesquisar, não compram nem um notebook com os mínimos requisitados para rodar o Windows 11!

Acho que realmente foi uma das melhores compras que já fiz em minha vida. Cada dia mais eu me apaixono por esse notebook e o controle que ele me dá. O fato de eu ter um problema e ter a opção de só “trocar a peça” em vez de “ter que comprar outro” é fenomenal. E claro, como mencionado anteriormente, eu não jogo muita coisa com ele. Mas surpreendentemente consigo rodar um emulador de PS2 com relativa facilidade!

E como falei no ínicio dessa análise, eu enrolei para escrever esse artigo por 6 meses. Isso significa que desde março ele estava feito!

Agora, em setembro, 6 meses depois, com uma boa revisada no texto (que estava horrendo) posso dizer: Baita notebook!

Ainda continuo usando ele por quase um ano já, e não mudaria nada! Sinto que realmente cheguei em casa e não tenho que comprar nada mais.

A vida é bela.

Com isso, espero que esse artigo tenha-lhe servido de algo, e que você caro internauta distante, tenha gostado da leitura! Até a próxima o/

Fontes

1

Notebooks.com - Lenovo ThinkPad T420 Details

2

Cpu-world Socket G2 (rPGA998B)

3

A piada é que eles realmente são feitos de plástico, achei que era óbvio?

Comentários